S._L_zaro_3

Bilblioteca de São Lázaro

Um lugar para recolher
histórias de vida
ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Por marcação



A Associação Arquivo dos Diários tem, desde inícios de 2015, a sua morada física na Biblioteca de São Lázaro através de um Acordo de Colaboração com a Junta de Freguesia de Arroios, que gere o espaço.

É aqui que contamos recolher, catalogar e preservar memórias autobiográficas fixadas em diários, perpetuando-as como património cultural também através da sua disponibilização à consulta pública.

 

Esta é a biblioteca pública mais antiga de Lisboa. Foi inaugurada em 1883 e instalada num edifício de arquitetura neoclássica erudita dos finais do séc. XIX, onde se destaca o seu Salão Nobre de disposição hexagonal, o mezanino e o mobiliário original da época.

Ao utilizador é disponibilizada documentação generalista e diversificada: livros infantis (detém colecções únicas neste âmbito), literatura (cerca de 15.000 volumes em língua portuguesa, espanhola e francesa), manuais técnicos, DVDs , CDs, revistas e jornais.

A consulta dos documentos e o acesso a computadores e internet são gratuitos. O cartão de utilizador pode ser gratuitamente solicitado por quem resida, estude ou trabalhe na área metropolitana de Lisboa. A Biblioteca de São Lázaro tem, deste modo, as suas portas abertas a públicos de diferentes faixas etárias, de diferentes graus de ensino e com interesses distintos.

 

Toas as manhãs de sábado, das 11h00 às 13h00 um colaborador do Arquivo estará presente na Biblioteca para esclarecer qualquer dúvida relativa a entrega de material. De qulaquer forma aconselhamos entrar em contacto connosco antes através de: geral@arquivodosdiarios.pt ou 968344617

 

quero doar um diário

 


Site da Biblioteca de São Lázaro

'