A 2ª edição do Concurso “Conta-nos e conta connosco”, promovido pela AADD – Associação Arquivo dos Diários, chegou ao fim em Novembro de 2017. O Concurso é uma iniciativa anual e tem como objectivo criar um acervo único de memórias autobiográficas no Arquivo e trazer mais visibilidade à sua missão. 

 

Foram admitidos a concurso diários que, segundo o Regulamento, eram obras escritas autobiográficas, originais, não publicadas, inclusive na internet, sem tratamento editorial, em língua portuguesa.

 

Os diários participantes foram selecionados através de um Júri Popular, que escolheu três finalistas a serem avaliados por um Júri Técnico. O sistema de selecção utilizado foi uma grelha de pontuação relativa aos seguintes critérios: graus de interesse histórico e literário, grau de descrição das personagens e eventos mencionados, grau de articulação dos conteúdos e grau de empatia com a obra autobiográfica.

Nesta segunda edição participaram 11 diários, cuja fase de entrega foi até 31 de Maio de 2017. A avaliação pelo Júri Popular (8 membros) teve lugar desde então até 15 de Setembro do corrente, e a selecção do vencedor pelo Júri Técnico ocorreu até 15 de Novembro.

 

Como membros do Juri Técnico, para esta edição a AADD teve o prazer de contar com 4 membros: Silvestre Lacerda da DGLAB – Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Alice Brito – advogada e escritora; Cristina Nobre – professora universitária, ensaísta e investigadora em literatura portuguesa; e Eurídice Gomes – editora da Divisão Literária  da Penguin Random House Grupo Editorial e representante desta editora.

 

A obra vencedora do concurso foi “Pedaços de Alma – Memórias” – de Amândio Martins, com pontuação final de 58 pontos. Em conformidade com o Regulamento do Concurso “Conta-nos e conta connosco”, a obra vencedora será publicada em formato livro pela Objectiva, chancela do Penguin Random House Grupo Editorial.

As restantes obras finalistas foram MEMÓRIAS EM HISTÓRIAS de Maria Fernanda Serra Alegria Valdez Marcelo e VIVER COM O ALZHEIMER, sob direcção de Helena Maria Da Silva Murais Magalhães, Psicóloga e Diretora técnica da Cerciespinho.

 

A AADD decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a DIÁRIO DE UM ATEU CRISTOMANÍACO, de António Augusto Montano, devido à singularidade desta obra.

 

A cerimónia de divulgação do diário vencedor do Concurso “Conta-nos e conta connosco” contou com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios e ocorreu sábado dia 25 de Novembro de 2017 na Fnac-Chiado em Lisboa.

A cerimónia teve um primeiro momento de apresentação do projecto, seguido pela leitura de alguns excertos dos diários participantes e, por fim, a atribuição do prémio.

 

RELATÓRIO concurso 2017