Missão



O Arquivo dos Diários é uma associação sem fins lucrativos e dedica-se à preservação de memórias autobiográficas

fixadas em diários, cartas ou em qualquer outro suporte que permita reconhecer as histórias de vida de homens e mulheres.

O Arquivo dos Diários quer preservar, valorizar e divulgar as memórias de gente comum, reconhecendo que ao dar voz a esses testemunhos de vida pessoais está a contribuir para um conhecimento mais democrático e fiel da História,

bem como para a construção de uma identidade mais positiva.

Através da partilha destes depoimentos, destas narrativas, o Arquivo dos Diários procura tornar visível as experiências

e acontecimentos que cada pessoa viveu, partilhando-os com a sociedade.

O Arquivo dos Diários pretende ser um local de recolha e preservação desses testemunhos (diários, cartas, vídeos

e memórias das mais variadas pessoas) e estará aberto ao público para que possam também ser consultados.



 

PORQUÊ

 

UNIVERSAL

O objectivo deste Arquivo é recolher testemunhos que sejam transversais a todas as esferas da sociedade, em termos de idade, profissão, sexo, raça, experiências e vida, entre muitas outras condições e circunstâncias.

 

ÚNICO

O que torna estes depoimentos tão relevantes —mesmo não tendo valor literário em alguns casos— é o facto de existirem mesmo pela mão de pessoas que têm muito pouca escolaridade. O diário é, muitas vezes, uma necessidade de expressão, um canal directo para comunicar emoções, sentimentos e, por isso mesmo, um testemunho sincero.

 

PERPETUADO

Outro objectivo do projecto é, não só que estes testemunhos não fiquem perdidos, mas também que ganhem nova vida ao permitirmos que estes sejam consultados por gerações futuras.

 

 

Regulamento Arquivo

'