foto-arquivo-diarios

Ana Macedo

Colaboradora



Nasci em Santo Tirso (Porto) e vivo em Braga desde que vim para a Universidade do Minho há mais de 30 anos. Fiz um bacharelato em Ciências Sociais, licenciatura em História, mestrado em História das Populações e sou doutoranda em Estudos Culturais.

Sou uma apaixonada pela História e pelas Ciências Humanas e Sociais. Desde pequena sempre gostei de ler e escrever os meus diários e parece ser um hábito enraizado na família…

Profissionalmente e por gosto ensino História e algumas variantes e trabalho com arquivos de família e memórias pessoais, por opção, enquanto investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade / UM.

Entre outros trabalhos publiquei dois livros: Família, Sociedade e Estratégias de Poder (1996) e Memórias e Diário Íntimo de um Fidalgo Bracarense (2013).

O projeto “Arquivo dos Diários” em Lisboa de que tomei conhecimento casualmente em dezembro de 2015, provocou em mim um grande estímulo e entusiasmo pois veio de encontro ao que eu gosto de fazer. Tem um grande potencial e representa uma mais-valia enorme para a nossa história e o conhecimento de nós mesmos.

 

'