IMG-20150617-WA0000

Clara Barbacini

Comunicação e divulgação



Nasci em Parma, Itália, na lindissima região da Emilia Romagna, onde passei toda a minha infância e adolescência.

Todavia posso afirmar que já sou meio portuguesa… foi de facto este país que me conquistou e me levou a decidir mudar-me para Lisboa em 2000, deixando com muitas saudades a minha querida “Famiglia Italiana”.

 

Trabalho na área da comunicação há mais de uma década, numa primeira fase em Milão, onde fiz a minha licenciatura em design de comunicação no Politecnico di Milano e, logo a seguir, colaborei com o atelier 46xy do professor Mario Piazza.

Já em Lisboa, passei por vários projectos e onde tive boas experiências; colaborei com a Experimenta Design 2003, e estive na agência Santa Fé. Em 2007 fui para a Label – comunicação onde trabalhei até agora.

 

O projeto do Arquivo dos Diários nasceu de uma forma muito espontânea, inspirado no modelo do “Archivio dei Diari di Pieve Santo Stefano” (Itália). O meu pai tem um conjunto de cartas que o meu bisavô escrevia para a mulher e família enquanto combatia na primeira Guerra Mundial e, tendo consciência do importante valor histórico e pessoal que representam,

procurou o “Archivio” para assegurar a sua preservação.

Foi graças a ele e a esta sua atitude que tomei conhecimento do “Archivio dei Diari” e fui visitar Pieve e as instalações do arquivo.

A enorme carga emocional que este projeto traz consigo apaixonou-me logo e decidi, no início de 2013, tentar dar-lhe vida em Portugal.