BUTTERFLIES ON FLOWERS

diários, palavras e músicas da Europa de ‘68

 

Biblioteca de Marvila – Lisboa

 2 de Novembro 2019 | 21:00

 

 

O espectáculo teatral “Butterflies on Flowers – diários, palavras e músicas da Europa de ‘68”, promovido pela Associação Arquivo dos Diários, será apresentado no próximo dia 2 de Novembro, em Lisboa, na Biblioteca Municipal de Marvila, pelas 21h00.

 

 

O espectáculo “Butterflies on Flowers – diários, palavras e músicas da Europa de ‘68” é o produto final de “Store the Future – Artists, memoirs and civil rights for Europe in the third Millenium”, projecto co-financiado pelo programa “Europa Criativa” da U. E. dedicado ao Ano Europeu do Património Cultural (EYCH 2018), que conta com mais cinco parceiros: Archivio Nazionale dei Diari (IT), Teatro d’Anghiari (IT), Associação OpenCom (IT), Arquivo de Estado de Pazin (HR) e Associação Artística Bandalena (FR).

 

Este projecto tem como base a colaboração transnacional na pesquisa de património arquivístico existente nestes países, sendo a temática os movimentos estudantis e juvenis europeus das décadas de 1960-70. 

 

“Butterflies on flowers” é um espectáculo de cruzamento entre a música e as memórias daqueles que contrariaram os valores sociais e políticos vigentes e propuseram novos modelos em Itália, Portugal e Croácia durante a década de 60. A imagem e os ambientes sonoros criados pela instrumentista suíça Helena Ruegg (Bandoneon), pelo guitarrista argentino Quique Sinesi e pelo músico italiano Saverio Zacchei, aliados às palavras das actrizes Francesca Ritrovato (IT) e Isabel Mões (PT) e do locutor de rádio Bernardo Marques (PT), criam um universo poético que desvenda, ora de maneira séria ora de maneira mais humorística, os testemunhos anónimos dos que viveram esse momento histórico.

Estreado em Abril de 2019 em Anghiari, Itália e já apresentado em Junho em Folcalquier, França e em Setembro em Pieve São Estefano, Itália, “Butterflies on Flowers” chega agora a Portugal para uma apresentação final.

 

O Arquivo dos Diários é uma associação sem fins lucrativos sediada na Biblioteca de São Lázaro em Lisboa que recolhe e preserva obras autobiográficas com o objectivo de valorizar as memórias de gente comum e contribuir para um conhecimento mais democrático e fiel da História. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

Para mais informações e reservas:

geral@arquivodosdiarios.pt

914213439

 

www.arquivodosdiarios.pt

Facebook/arquivodosdiarios