
Open House 2016
A memoria e os lugares
Um percurso entre passado e presente
Um percurso que se desenrola pelas ruas da cidade criado a partir dos diários conservados no Arquivo dos Diários (Biblioteca de São Lázaro). A participação dos Urban Sketchers proporcionará a ocasião de desenhar os sítios que os autores dos diários descreveram e, assim, criar uma ponte virtual entre as memórias antigas e as representações actuais de um mesmo lugar.
Actividade dia 3 de Julho:
Após um briefing dado pelo Arquivo dos Diários e pelos Urban Sketchers no ponto de encontro (Trienal de Arquitectura) às 15h30 dia 3 de Julho, foi entregue a cada participante inscrito um mapa onde constavam cerca de 4 descrições de locais lisboetas (zona sensivelmente triangulada pela Baixa, Castelo e Graça), descrições essas tiradas de diários espólio do Arquivo dos Diários e/ou outros de interesse público.
O participante tiveram estas passagens escritas da memória de outrém como ponto de partida para os seus “esquissos urbanos”, podendo livre e individualmente escolher quais (ou todos) os locais aos quais lhe interessava deslocar-se e desenhar.
No final da jornada os participantes entregaram os desenhos produto da actividade no ponto de encontro.
Actividade posterior:
Com a colecção de desenhos realizados a partir das descrições de pontos da cidade, realizamos uma exposição, na nossa sede (Biblioteca de São Lázaro em Arroios) onde foi visível a ligação entre as memórias dos locais descritos nos diários e as visões actuais de terceiros desses mesmos lugares.
Entidade promotora
Arquivo dos Diários
Entidades parceiras
Urban Sketchers
A convite de