Diários de Migrantes pelas ruas de Arroios
Festival TODOS 2024
Ao longo de dois anos (2021-22), o Arquivo dos Diários recolheu testemunhos de migrantes que se mudaram para Lisboa, num total de quarenta diários de pessoas de dezanove nacionalidades diferentes, que foram entregues em diferentes suportes (escrito, áudio, vídeo e misto). Para além de preservar histórias de pessoas que muitas vezes não têm voz, o objetivo desta recolha foi sempre também dar vida a estes testemunhos através da divulgação e da partilha com o público.
No percurso pelas ruas da Freguesia, organizado especificamente para o Festival Todos, o público terá a oportunidade de ver diferentes imagens e ouvir, pela voz da atriz Sara Aguiar e do ator João Ferrador, uma seleção de excertos dos diários que compõem este acervo, atualmente conservado na Biblioteca de São Lázaro e disponível para consulta.
O itinerário tem início no Mercado de Arroios, passando por algumas livrarias independentes da freguesia que, de certa forma, representam espaços de resistência, tal como o Arquivo dos Diários, animado e alimentado por um grupo de voluntários apaixonados pelo mesmo. No final do percurso será realizado um encontro/conversa de partilha de experiências com alguns dos diaristas participantes e que será moderado pela investigadora alemã Nina Amelung, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
ARTISTAS