“STORE THE FUTURE” – PROGRAMA EUROPA CRIATIVA

 

O Arquivo dos Diários volta a consolidar colaborações transnacionais e participa actualmente no projecto “Store the Future – Artists, memoirs and civil rights for Europe in the third Millenium”. Este é um projecto co-financiado pela U. E. no âmbito do programa “Europa Criativa”, dedicado ao Ano Europeu do Património Cultural (EYCH 2018).

Teve início em 2018 e terminará em Novembro de 2019, tendo como parceiros o Archivio Diaristico Nazionale (IT), o Arquivo Municipal de Pazin (HR), o Teatro de Anghiari (IT), a Associação OpenCom (IT) e a Associação Bandalena (FR).

 

“Store the Future” pretende construir um novo olhar sobre o futuro da “comunicação da memória” no âmbito do amplo património arquivístico europeu, traduzindo-se em duas vertentes: propõe, por um lado, a criação de uma “nova” figura profissional, um elemento com competências que o especializam em pesquisa arquivística autobiográfica direcionada exclusivamente à produção artística; e , por outro lado, trata de um processo colaborativo de pesquisa e de produção artística culminando numa performance teatral a ser apresentada em Itália, França e Portugal, sendo a temática os movimentos estudantis/juvenis europeus das décadas de 60-70 do século passado. Os sonhos e as aspirações que moveram os jovens europeus do século passado serão contados a partir de testemunhos escritos e orais conservados nos arquivos.

 

O espectáculo contará com a direcção artística de Andrea Merendelli do Teatro de Anghiari e com a participação dos músicos Michel Godart, Quisque Sinesi e da Orchestra Multietnica de Arezzo (IT), e dos actores Herman Vinck (BE), Helena Ruegg (DE), Francesca Ritrovato (IT), Andre Volpetti (IT) e Isabel Mões (PT).

 

Será apresentado em 2019 em Anghiari (IT) em Abril, no Summer Festival – PACA (FR) em Junho, no Prémio Saverio Tutino 2019 do Archivio Diaristico Nazionale em Pieve Santo Stefano (IT) em Setembro e a última apresentação será em Lisboa em finais de Outubro de 2019.

 

Mais informações em breve.